Casal brasileiro do Sínodo: Amoris Laetitia reitera ensinamentos da Igreja, com o estilo de Francisco

 

O casal de brasileiros Pedro Jussieu de Rezende e Ketty Abaroa de Rezende participou da XIV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos em 2015 como auditores, por nomeação do Papa Francisco. Com a publicação da exortação pós-sinodal Amoris Laetitia, eles declararam que o documento foi “muito além de nossas expectativas”.

“Ao mesmo tempo em que se encontra nele a reiteração dos ensinamentos da Igreja, fundamentada no Magistério e nos textos dos Papas anteriores, se vê ali claramente a mão do Papa Francisco: seu estilo pedagógico, compassivo e tão acessível ao cristão leigo”, consideram em uma análise sobre a exortação.

A Amoris Laetitia, “por um lado, destaca aspectos doutrinais já abordados em encíclicas e exortações anteriores”, pontuam.

O casal nota ainda que, “por outro lado, ao costumeiro estilo do Papa Francisco”, o documento “ressalta de modo muito concreto, aos casais e às famílias que vivem fielmente a sua missão, o valor do amor conjugal verdadeiro, da abertura à fecundidade e da educação dos filhos, como fonte de profunda alegria no ambiente familiar e no contexto da sociedade”.

Docentes na Universidade Estadual de Campinas e engajados na pastoral familiar, Pedro e Ketty apontam uma “novidade pastoral” da exortação. “Há uma marcante ênfase ao aspecto do ‘acompanhamento’ das pessoas feridas ou que se colocam à margem da Igreja”.

Eles explicam que o Papa Francisco “fala muito da integração e do carinhoso acolhimento a essas pessoas procurando-se abrigá-las, cada uma em sua condição presente, dentro do ambiente amoroso da Igreja”.

Porém, ressaltam que, ao mesmo tempo, o Pontífice “nos conclama a mostrarmos, a cada um, um caminho de conversão constante e de abertura gradativa à missão que é confiada a cada um de nós batizados”.

Por fim, consideram que a Amoris Laetitia deve ser lida, estudada e refletida por cada cristão, o que precisa ser feito com o “mesmo espírito de alegria e de amor com que foi escrito”.

http://pt.aleteia.org

 

Salve Maria! O Blog Centro da Família Coração de Jesus agradece o seu comentário.