Goiânia tem novo bispo auxiliar

Vista panorâmica de Goiânia – 11/05/2016

O Papa nomeou bispo auxiliar da diocese de Goiânia, o Padre Moacir Silva Arantes, do clero da diocese de Divinópolis, até então Administrador da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas.

Arquidiocese acolhe monsenhor Moacir Silva Arantes

Entro vocacional 17 e 18 de outubro de 2015 - Cópia2

 

  1. Levi, Mons. Moacir, D. Washington e D. Antonio

“É com alegria e surpresa que eu acolho a minha nomeação para bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia”, disse monsenhor Moacir Silva Arantes, 46 anos, durante a cerimônia de sua recepção que aconteceu na Cúria Metropolitana, na manhã desta quarta-feira (11), após a divulgação pela Santa Sé. O arcebispo Dom Washington Cruz, ao apresentá-lo, lembrou que esperava um segundo bispo auxiliar há dois anos. Dom Levi foi nomeado em outubro de 2014, mas, em seguida, Dom Waldemar Passini Dalbello, que estava em Goiânia desde março de 2010, foi transferido para a Diocese de Luziânia (GO). “Esperamos que agora os dois auxiliares permaneçam conosco”, brincou o arcebispo.

Mons. Moacir, novo bispo auxiliar

Entro vocacional 17 e 18 de outubro de 2015 - Cópia

Monsenhor Moacir, ainda na cerimônia de recepção, declarou acolher o novo ministério como mais uma missão designada por Deus. “Quando se escolhe a consagração, coloca-se nas mãos do Pai. É ele quem nos conduz a seguir sua Igreja”. Quanto à nomeação para a Igreja de Goiânia, ele disse se sentir em casa. “Dizem que Goiás é o estado mais semelhante a Minas Gerais, por isso eu digo que mudei apenas de casa, mas estou na mesma família”.

Dom Washington mencionou que com os dois auxiliares a Igreja de Goiânia estará mais preparada para corresponder às exigências pastorais, de modo especial nas dimensões familiar e vocacional. “Esse auxiliar veio de encomenda porque a família necessita de urgente atenção, hoje, na Igreja de Goiânia, e o novo bispo é assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), portanto, nós ficamos muito contentes. Outro desafio são os seminários e ele já foi reitor de seminário. Temos também desafios com a PUC-GO e ele também entende de educação e poderá ajudar, pois dirigiu uma universidade paroquial em Divinópolis”.

Otimista, Dom Levi disse que com três bispos, a Arquidiocese torna-se mais capaz. “Podemos vislumbrar novos horizontes e desafios, caminhar para desenvolver uma Igreja mais moderna, desenvolver novos projetos e alçar vôos mais altos. É isso que a Santa Sé espera de nós”. O arcebispo emérito Dom Antonio Ribeiro de Oliveira cumprimentou o bispo nomeado e disse que Dom Washington Cruz, que celebrou 29 anos de ordenação episcopal no dia 9 de maio, não poderia ter ganhado presente melhor. E desejou frutuosa missão ao monsenhor Moacir. “Goianos e mineiros poderão fazer um bom trabalho juntos”. Ele será ainda sagrado bispo. Logo depois, será apresentado para toda a Arquidiocese de Goiânia. O local e a data serão divulgados.

Natural de Itapecerica (MG), o bispo auxiliar nomeado para Goiânia é o 13º de 15 irmãos. Foi ordenado sacerdote em agosto de 1999. Atualmente é assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB e membro do clero da Diocese de Divinópolis (MG).

Monsenhor Moacir também dedicou toda sua vida ao pastoreio e sempre esteve em paróquias simples. Além da pastoral familiar, ele já trabalhou com as pastorais da Juventude e Vocacional, na formação presbiteral, como membro dos conselhos presbiteral e pastoral e conselheiro nas Equipes de Nossa Senhora, da Diocese de Divinópolis.

 

Anúncios

Salve Maria! O Blog Centro da Família Coração de Jesus agradece o seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: