A SABEDORIA DE DEUS

Vivemos cercados de mistérios. A vida é um mistério. O amor é um mistério. O sofrimento é um mistério. A morte e um mistério. O que virá após esse mundo em que vivemos tambem é um mistério. E o mistério não é algo incompreensível. É algo que vai se revelando aos poucos a partir dos conhecimentos adquiridos.

Quanto mais aprofundar nesses conhecimentos tanto mais irá descobrindo riquezas intelectuais e, ao mesmo tempo, irá se convencendo do tão pouco que conhece e sabe a respeito dessas maravilhas. Somente a sabedoria poderá penetrar o mistério.

Essa sabedoria não necessariamente será adquirida com o passar dos anos ou com os conhecimentos somados em nossa mente. A sabedoria é fruto da reflexão exercitada no dia a dia da vida. Não tem idade. Tem intensidade. Pessoas jovens podem possuir mais sabedoria do que os de idade avançada. Ela se forma na análise da realidade, no jeito de se posicionar frente a essa realidade e o sentido que lhe for atribuído.

A sabedoria não é fruto de pesquisas. Ela é fruto do amor que se dedica àquilo que se descobriu e se cultiva como valor. A sabedoria é o prazer que sente e alimenta quem encontrou um tesouro. Vai e vende tudo o que possui para adquirir esse tesouro e zelar por ele.

A sabedoria possui características humanas e divinas. É humana por abrir horizontes novos, valores encantadores, pensamentos conscientes e sonhos maravilhosos. A pessoa sábia é humilde e simples, alegre e contente por se deliciar desse mundo fantástico de crenças e de credos.

Existe tambem a sabedoria divina. É a sabedoria que nos ensina que o Pai é quem ama, o Filho é o amado e o Espírito é o amor. E o amor tende a transbordar em generosidade, em compaixão e em misericórdia. E é esse amor de Deus que muitos buscam entender. E, como não conseguem, preferem se isolar em suas crenças ou em suas indiferenças.

Sabemos, porém, que a sabedoria de Deus não contem nada de estranho. Ela se revela nas criaturas e nos fenômenos mais simples da natureza. A beleza e o perfume de uma flor, o encanto de uma paisagem a melodia sonora de um canto de pássaro, o amanhecer sempre novo de cada dia. Tudo revela a sabedoria de Deus.

Não haverá a necessidade de desvendar todos os mistérios de Deus. É bom procurar descobrir algumas de suas riquezas e encantos. O melhor, porém, será perceber sua presença e sua graça nos gestos e nos sentimentos em cultivar valores e sonhos.

A sabedoria de Deus se revela no gesto da mãe acariciando e amamentando seu filho. Essa sabedoria se revela na delicadeza do pai ou da mãe ao sentar com seu filho, ou sua filha e buscar uma luz para iluminar as dúvidas e as angustias que possam envolver uma decisão. Essa sabedoria se revela no momento em que o casal se recolhe para trocar idéias, elaborar planos buscando a luz divina para esclarecer dúvidas e acertar pontos de vista.

A sabedoria de Deus está no coração e na mente de quem acredita na possibilidade de superar dúvidas, elaborar projetos, rever atitudes e construir caminhos de esperança.

Frei Venildo Trevizan

Anúncios

Salve Maria! O Blog Centro da Família Coração de Jesus agradece o seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: