O Papa Francisco manifesta a sua admiração pessoal por Bento XVI O Papa emérito é exemplo da “teologia de joelhos” e da “essência do agir sacerdotal”

Neste próximo dia 28 de junho, o Papa emérito Bento XVIestará presente no palácio apostólico do Vaticano para uma cerimônia em homenagem aos seus 65 anos de sacerdócio. Joseph Ratzinger foi ordenado padre em 29 de junho de 1951, festa de São Pedro e São Paulo.

bento e francisco

Para celebrar este felicíssimo aniversário, o Papa Francisco escreveu o prefácio do livro-presente que será entregue a Bento XVI: “Ensinar e aprender o amor de Deus“.

Em seu texto, o Papa Francisco manifesta a sua admiração pessoal pelo exemplo do seu predecessor:

Ainda antes de ser um grandíssimo teólogo e mestre da fé, vê-se que é um homem que acredita verdadeiramente, que reza verdadeiramente; vê-se que é um homem que personifica a santidade, um homem de paz, um homem de Deus”.

Francisco apresenta o papa emérito como exemplo da “teologia de joelhos”, que valoriza a oração como “fator decisivo” na vida de quem se consagra a Deus. O papa reinante afirma ainda que um sacerdote deve “encarnar a presença de Cristo” entre as pessoas e apresentar a “Igreja de Cristo”.

O texto de Francisco também elogia o “luminoso sacerdócio de Joseph Ratzinger, Bento XVI”, e menciona com atenção os três anos que se seguiram à sua renúncia ao pontificado, dedicados à oração e à meditação.

É talvez e sobretudo do Mosteiro Mater Ecclesiae, para onde se retirou, que Bento XVI continua a testemunhar de modo ainda mais luminoso o fator decisivo, esse núcleo íntimo do ministério sacerdotal de que os diáconos, os sacerdotes e os bispos não devem esquecer-se nunca: que o serviço mais importante não é a gestão dos assuntos correntes, mas rezar pelos outros, sem cessar, alma e corpo, exatamente como o faz hoje o Papa emérito“.

Em Bento XVI, observa Francisco, é possível ver “a essência do agir sacerdotal”:

Sem a ligação com Deus, somos como satélites que perderam a sua órbita e se precipitam em louca corrida ao vazio, não só desagregando-se a si mesmos, mas também ameaçando os outros”, conclui ele, citando o próprio Bento.

http://pt.aleteia.org/

 

Anúncios

Salve Maria! O Blog Centro da Família Coração de Jesus agradece o seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: