Conferências

  • CONFERÊNCIA: O DESAFIO DA VOCAÇÃO DA MULHER, À LUZ DA FAMILIARIS CONSORTIO – Ir. Myrian Aparecida Pereira, ICJ

A Igreja perita em humanidade, sempre se preocupou com o homem e a defesa de sua dignidade, portanto, o Magistério constantemente se colocou em atitude de reflexão procurando responder aos apelos atuais. Afirma João PauloII na sua carta apostólica Mulieris Dignitatem: “A Dignidade da mulher e a sua vocação – objeto constante de  reflexão humana e cristã – têm assumido em anos recentes, um relevo todo especial.”1 Portanto, a dimensão antropológica na Teologia é extremamente importante. Um discurso sobre Deus que não levasse em conta o seu destinatário, ou seja, a pessoa humana, criada a sua imagem e semelhança, significaria empobrecer, limitar o  conhecimento do próprio Deus que se manifesta nas suas obras. Para acessar a conferência, clique aqui.

  • CONFERÊNCIA: OS FILHOS, DOM PRECIOSO DO MATRIMÔNIO, À LUZ DA FAMILIARIS CONSORTIO – Renato Martins Simões e Maria de Fátima Alkmin Simões

Segundo o desígnio de Deus, o matrimônio é o fundamento da mais ampla comunidade da família. O matrimônio e o amor conjugal se ordenam à procriação e educação da prole, que é a coroação da família. Na sua realidade o amor é essencialmente dom e o amor conjugal não se esgota no interior do próprio casal, já que os habilita para a  máxima doação possível: tornarem-se cooperadores com Deus ao gerarem uma nova pessoa humana. Para acessar a conferência completa, clique aqui.

  • CONFERÊNCIA: FAMÍLIA – UMA BOA NOTÍCIA – Irmã Raquel Mendes, ICJ

O Centro da Família abre o ano de 2012 dizendo a todos que a família é a boa notícia deste ano. Por quê? Porque Deus assim o fez e porque neste ano damos uma atenção maior à missão da Família no mundo à luz da Exortação Apostólica Familiaris Consortio. A família é o lugar por excelência do amor, da benevolência, segundo a imagem de Deus. Clique aqui para acessar a conferência.

  • CONFERÊNCIA: CELEBRANDO UM FELIZ NATAL EM FAMÍLIA – 22/11/22011 – Irmãs do Instituto Coração de Jesus

Natal, festa da luz! Luz que veio ao mundo iluminar os que andavam nas trevas, porque um Menino nos nasceu, um Salvador, que é o Cristo Senhor (cf. Lc 2,11). Clique aqui para acessar o conteúdo da conferência em PowerPoint. Materiais adicionais:
Procura de albergue
Percurso de Luz original
Capa – Procura de albergue
O verdadeiro espírito do Natal – Pe. Rafael Magul

  • CONFERÊNCIA: A EUCARISTIA, SACRAMENTO DA FAMÍLIA – 27/09/2011 – Pe. Fidelis Stockl, ORC

A SS. Eucaristia é o sacramento dos sacramentos. Contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa (Presbyterorum Ordinis, 5). É a fonte e ápice de toda a vida cristã (Lumen Gentium, 11). Clique aqui para acessar a apresentação da conferência, em PowerPoint.

  • CONFERÊNCIA: O TRÍDUO PASCAL – 22/03/2011 – Pe. Titus Kieninger, ORC

No Tríduo Pascal temos uma rica oportunidade de crescer em nossa fé através da Liturgia. A Liturgia é Cristo vivendo e renovando nossa vida na Igreja. Por isso, colocamos alguns gestos concretos para participarmos e darmos continuidade em nossa fé dentro de nossa casa. Somos convidados para em casa acompanhar os passos de Nosso  Senhor Jesus.Clique aquipara acessar a conferência.

  • CONFERÊNCIA: A EDUCAÇÃO SEXUAL NA FAMÍLIA – 28/09/2010 – Ir. Daniel, OSC

O Catecismo da Igreja Católica diz : “Os jovens devem ser instruídos convenientemente e a tempo sobre a dignidade, a função e o exercício do amor conjugal, principalmente no seio da própria família.

Vamos refletir e analisar seriamente um tema bastante delicado e polêmico: A educação sexual na família, isto é, como educar os filhos para a reta vivência da sexualidade.

Clique aqui para acessar a conferência.

  • CONFERÊNCIA: O AMOR HUMANO E A PATERNIDADE E MATERNIDADE RESPONSÁVEL NA ENCÍCLICA HUMANAE VITAE – 27/08/2010 – Pe. Luiz Henrique Brandão

Somos formados por dois princípios: material e espiritual. A pessoa é a unidade entre corpo e alma (homem vocacionado ao amor). A sexualidade é o aspecto constitutivo da relação humana. A diferença entre os sexos é o chamado à vivência do amor de Deus. Os filhos são o maior dom que o matrimônio pode ter.

Clique aqui para acessar a conferência.

  • CONFERÊNCIA: SUA FAMÍLIA É ESPIRITUALMENTE SAUDÁVEL? – Daniel André, catequista da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Fazer de sua moradia uma “Igreja Doméstica” é espiritualmente edificante para os seus moradores. São João Crisóstomo diz que não é pequeno o feito de Áquila e Priscila, que fizeram da sua casa uma igreja (Cf. São João Crisóstomo, Homilias sobre as Epístolas de Paulo aos Coríntios) (1 Cor.16:19).

Clique aqui para acessar a conferência.

Uma resposta

  1. […] da Igreja relacionados à Família”Capela CFCJLivrariaNossa HistóriaConferênciasMensagensHino […]

Salve Maria! O Blog Centro da Família Coração de Jesus agradece o seu comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: